Esta loja usa cookies e outras tecnologias para que possamos melhorar sua experiência em nossos sites.

6 Dicas para a manuteção do seu compressor

6 Dicas para a manuteção do seu compressor

Dica 1: Leia atentamente o manual do seu compressor!

Mas geralmente isso não é feito: ler e seguir as instruções do manual. Especialmente se já tiver experiência com o uso de um compressor. Cada marca e tipo de compressor pode ter diferentes regras de uso e manutenção. O manual do seu compressor informa tudo sobre isso.

Não tem certeza sobre alguma coisa? Entre em contacto com a loja ou fabricante onde comprou o compressor. Para perguntas sobre nossos compressores, entre em contacto com nosso serviço de atendimento ao cliente via comercial@ferrimex.pt.

Dica 2: use SEMPRE óleo de compressor suficiente

Compressores não isentos de óleo são equipados com um reservatório de óleo. Certifique-se de que ele esteja sempre suficientemente cheio de óleo! O óleo lubrifica e arrefece o motor. Adquira o hábito de verificar o nível do óleo sempre que ligar o compressor.

Assim que notar que o óleo do compressor fica turvo, deve substituí-lo completamente. Troque o óleo do compressor pelo menos uma vez por ano.

Dica 3: Drene a condensação do tanque de ar após cada uso

O ar sempre contém humidade. Como o compressor aspira o ar do ambiente, a humidade também entra no tanque de ar. Portanto, drene regularmente a condensação do tanque de ar, abrindo a válvula de drenagem na parte inferior. Nenhuma pressão pode ter se acumulado no tanque! Ao manter o tanque de ar o mais livre de humidade possível, evita ferrugem por dentro.

Dica 4: mantenha filtros e saídas de ar limpas

É importante para o desempenho ideal e uma longa vida útil que o compressor possa operar sem impedimentos. Isso significa que as aberturas de entrada / ventilação devem estar sempre livres de sujidade. Além disso, deve limpar o filtro de ar semanalmente. Dessa forma, garante que o ar seja aspirado sem esforço e que não exista sujidade que possa danificar o compressor por dentro.

Dica 5: Aperte os parafusos

O motor do seu compressor produz vibrações. Como resultado, parafusos, porcas e parafusos podem-se soltar com o tempo. Portanto, verifique antes de usar se tudo ainda está firmemente conectado. Se não? Aperte tudo firmemente novamente. Assim pode começar a trabalhar com o seu compressor novamente sem preocupações.

Dica 6: teste a válvula de alívio de pressão regularmente

Um compressor está equipado com uma válvula de alívio de pressão (também conhecida como válvula de segurança). Isso abre automaticamente assim que a pressão máxima permitida do seu compressor é excedida. Uma pressão muito alta pode, obviamente, levar a situações perigosas. Portanto, é importante que a válvula de alívio de pressão funcione sempre correctamente. Pode testar isso puxando o anel da válvula. Se a válvula abrir sem esforço, ela está a funcionar bem.

Às vezes também pode acontecer que a válvula de alívio de pressão se abra muito rapidamente - ou seja, quando a pressão máxima permitida ainda não foi atingida. Então a válvula deve ser limpa ou ajustada. Às vezes, uma válvula de alívio de pressão também precisa ser substituída nesse caso. Se tiver esse problema, entre em contacto primeiro com o fabricante ou fornecedor do seu compressor.

Todos os comentários

Faça o seu comentário