Esta loja usa cookies e outras tecnologias para que possamos melhorar sua experiência em nossos sites.

Bicarbonato de Sódio na limpeza e na higiene

Bicarbonato de Sódio na limpeza e na higiene

Bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio) é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por iões bicarbonato e iões sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino.

Na Ferrimex encontra este produto e também o recomendamos para a horta ou jardim. Para usos medicinais ou cosméticos, recomendamos consultar um médico ou um farmacêutico.

Pode comprar aqui

Na limpeza e higiene

Eliminar o mau cheiro no frigorífico

Conhece aquele cheiro que vai surgindo no frigorífico com o passar do tempo? Com o bicarbonato de sódio é possível eliminá-lo facilmente. Basta colocar meia chávena de chá do produto num recipiente aberto dentro do frigorífico. Coloque-o num lugar seguro de modo a que não possa cair e lembre-se de renovar o conteúdo a cada três meses

Limpeza a seco

O bicarbonato é ideal também para aquelas peças de roupa que quer que fiquem limpos, sem precisar de uma lavagem completa, ou que não podem ser lavados. Aqui entram tapetes, carpetes, colchões, estofados, almofadas e cortinas. A dica é polvilhar o produto sobre o que pretende limpar, esfregar um pouco e depois aspirar.

Remover manchas nas paredes

Para usar o bicarbonato como tirador de manchas nas paredes, banheira, lavatório, azulejos ou sanita, polvilhe as superfícies com o bicarbonato ou coloque-o numa esponja húmida. Depois, esfregue. Para as manchas difíceis, prepare um creme abrasivo misturando um pouco de detergente da loiça com um pouco de sal e de bicarbonato de sódio.

Limpeza e brilho na cozinha

Fogão, micro-ondas, geladeira, louças e talheres, panelas podem ganhar um brilho com o bicarbonato. Ponha um pouco do pó na esponja ou junte uma colher de sopa de bicarbonato numa bacia de água. Se deixar as peças de molho vai ser com facilidade que remove manchas e gordura. Pode ainda juntar um pouco de bicarbonato de sódio ao detergente de cozinha e a sua lavagem vai obter melhores resultados.

Desentupir canalizações

O ralo da pia entupiu? Ponha duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e misture com um copo de vinagre. Depois é só despejar no cano e aguardar alguns minutos até que esteja totalmente desentupido.

Para eliminar os maus cheiros dos ralos e tubos e/ou possíveis entupimentos, verta ½ copo de bicarbonato de sódio nos lavatórios e banheiras e deixe a água correr. Repita a operação de 10 em 10 dias.

No cabelo

Sim, é verdade. Pode mesmo juntar uma colher de chá de bicarbonato de sódio ao seu champô habitual, misturar bem e aplicar. Verá como o seu cabelo vai ficar leve e bem limpo.

Adicionar 1 colher de café no champô e misturar, transforma- num champô anti-resíduos porque os pequenos grânulos do bicarbonato vão actuar como esfoliante, sendo útil para eliminar o excesso de oleosidade capilar, a caspa seborreica e ainda pode ser útil para abrir as cutículas dos fios, preparando-os para receber uma boa hidratação, como a selagem térmica.

Para fazer uma melhor limpeza das suas escovas de cabelo e pentes, experimente mergulhar numa bacia com água morna uma colher de sopa de bicarbonato de sódio os utensílios e verá como todos os resíduos e sujidade se libertarão, facilmente.

Para uma pele mais macia e suave, junte ao seu banho de imersão ½ copo de bicarbonato de sódio e consiga resultados espectaculares.

Nas unhas

Misturar 1 colher de café de bicarbonato em meio limão espremido é uma excelente forma de tirar a cor amarelada das unhas. Basta esfregar essa mistura em cada unha, e deixar actuar por alguns minutos.

Se tem uma unha encravada faça, duas vezes por dia, imersões da unha numa solução de bicarbonato, sal e água morna, durante 15 a 20 minutos.

Todos os comentários

Faça o seu comentário