Esta loja usa cookies e outras tecnologias para que possamos melhorar sua experiência em nossos sites.

Tratamento de madeira com óleo mineral

Tratamento de madeira com óleo mineral

Tratamento de madeira com óleo mineral

O óleo mineral é uma substância não tóxica, cor amarela clara e muito útil em qualquer casa.

Eu uso o óleo mineral na mobília de jardim, nas tábua e colheres de madeira da cozinha, nos móveis e nos couros. Há muitas mais aplicações. À frente eu descrevo mais algumas.

Mas porquê usar óleo mineral nas madeiras? O óleo penetra na madeira através dos seu poros (não pode ter verniz) e realça a sua cor natural, o desenho dos veios, prevenindo empenos e fissuras.

Para além disso torna-a impermeável e mais resistente ao tempo, chuva ou sol.

Tratamento madeira para uso culinário

Em peças de madeira, usadas para manipular alimentos, devemos evitar: verniz,ou tintas. Estes produtos só darão melhor aspecto, mas do ponto de vista de manipulação de alimentos, não é uma boa prática, pois podem contaminar os alimentos.

Porque não é tóxico nem se mantém gorduroso pode ser aplicado em utensílios de cozinha como tábuas, colheres ou qualquer outro utensílio.

A impermeabilização impede a entrada de líquidos e micro-organismos na madeira, mantendo as tábuas de cozinha livres para que possa preparar alimentos com toda a segurança.

Há quem diga que o seu uso é praticamente restrito a peças em contacto com alimentos, não alterando a cor da madeira, é fácil de aplicar, impermeabilização e secagem rápida.

Para melhores resultados dar mais de uma demão.

Porquê usar nas cadeiras e mesas de jardim?

Porque, ao contrário de outros óleos recomendados para madeiras, como o óleo de linhaça, a madeira absorve totalmente o óleo e ao fim de pouco tempo, não se vislumbra qualquer gordura. Assim, as mesas e cadeiras de jardim apresentam sempre uma cor como se estivessem novas e podem ser usadas pouco tempo depois sem medo de sujar a roupa.

Porquê usar nos móveis não envernizados?

Quando me proponho a restaurar um móvel antigo, depois de ele ter estado muitos anos na arrecadação e está cheio de pó e/ou baço, começos por limpar a sujidade com uma escova ou com um pano e aplico o óleo mineral.

Às vezes não precisa de fazer mais nada: parece novo!

Como aplicar?

Há muitas técnicas. Desde papel encerado porque não absorve o óleo e todo ele é aplicado na madeira, a pano de algodão ou micro-fibras, esponja ou trincha.

Eu recomendo a trincha ou um pano.

Quando a madeira está muito seca e estragada eu uso a trincha. Numa tigela despejo um bocado de óleo mineral e com a trincha vou "pintando" a peça, espalhando bem. Vai ver que a madeira atá "ri". Há fissuras que desaparecem pois a madeira incha, fechando-as.

Nas demãos seguintes, uso um pano. Aqui, o truque é usar sempre o mesmo pano e nunca o lavar. O pano mantem o óleo de uma utilização para outra e parece que funciona melhor.

Claro que nas tábuas de cozinha uso um pano de algodão limpo. Afinal, vou cortar o pão a seguir e só admito óleo mineral.

Há que acrescente sumo de limão ao óluo para aromatizar as tábuas de culinária mas, apesar de parecer uma boa ideia, eu nunca o fiz. Tenho medo de adicionar matérias orgânicas ou que o aroma se deteriore.

Onde comprar?

Pode comprar óleo mineral nalgumas lojas especializadas em bricolage, de alimentação, de restauro.

Mas é na Ferrimex que encontra o melhor e mais barato. Ora confirme!

O que é o óleo mineral

O Óleo mineral é uma substância gordurosa incolor obtida através do refinamento do petróleo, é também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado ou vaselina líquida. Sua consistência física é incolor e transparente por isso também é chamado por alguns de óleo branco.

    Quimicamente traduz-se por uma mistura de hidrocarbonetos incolores, transparentes, insípidos, oleosos e não fluorescentes, obtidos pela destilação do produto bruto, o petróleo, através de métodos diferentes.

    O Óleo mineral branco não se dissolve em água e álcool, mas se dissolve facilmente em muitos solventes orgânicos, como éter, clorofórmio e benzeno. Pode ser designado como um produto técnico ou farmacêutico, com base em suas propriedades químicas.

Quais são os diferentes tipos de óleos minerais?

Óleo Mineral Bruto: Alguns tipos de óleos minerais são considerados "brutos", porque não são refinados ou purificados. Esses tipos são usados nas indústrias automóvel, ferroviária e de aviação.

Óleo Mineral Refinado: O tipo de óleo mineral refinado no sector cosmético, é usado como matéria-prima na produção de formulações de cremes e loções, óleo para bebé, bronzeadores, cremes de protecção solar, maquilhagem, removedores de maquilhagem, cremes depilatórios e óleos de banho.

O Óleo Mineral altamente refinado é caracterizado pela sua excelente compatibilidade com a pele, apresentando propriedades alta hidratação altos níveis de desempenho na limpeza da pele.

Óleo mineral um produto indispensável para as indústrias farmacêutica

O Óleo mineral é amplamente utilizado na indústria farmacêutica, na produção de vacinas para animais, na produção de laxantes e terapias em uso tópico para tratamento da pele ressecada e áspera.

O Óleo mineral branco usado na indústria de cosméticos e medicamentos deve ser de grau farmacêutico e não deve conter nenhuma substância perigosa para a saúde humana. 

Benefícios da utilização do óleo mineral na saúde

Com diversas aplicações medicinais e presente como base em vários fármacos, óleos minerais refinados pode ser bem úteis.

- Prisão de Ventre

O óleo mineral é utilizado para tratar prisão de ventre, podendo ser administrado por via oral ou por enema, e tem como função evitar o ressecamento das fezes e facilitar a evacuação. Deve ser utilizado apenas sob prescrição médica.

- Tratar assaduras na pele de bebés

O óleo mineral é utilizado tratar assaduras da pele dos bebés, hidratar a pele, e criar uma película protectora para diminuir o contacto directo da pele com as fezes e a urina.

- Cuidados com os cabelos

O óleo mineral pode ser utilizado também na hidratação dos cabelos para diminuir as pontas duplas e o ressecamento dos fios, deve ser usado moderadamente antes da lavagem habitual do cabelo, use em pouca quantidade para ver se o cabelo adapta-se ao produto.

- Hidratante da pele do rosto e corpo

Para evitar o ressecamento da pele do corpo e do rosto, o óleo mineral é bastante indicado na utilização durante ou após o banho como forma de hidratar a pele e proteger contra a descamação.

Óleo mineral um produto amplamente utilizado na indústria de alimentos

Em alguns países o óleo mineral branco refinado é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas, para tanto devem ser rigorosamente monitorados, seguindo normas técnicas e obtendo os certificados de autorização de uso necessários.

Óleo Mineral utilizado na industria em geral

A indústria de plásticos é outra área em que o óleo mineral branco é frequentemente usado. É usado para a produção de borracha termoplástica, produção de PVC e produção de poliestireno.

Além desses usos, o óleo mineral branco também pode fazer parte de produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como por exemplo produtos para polimentos, produtos para dar brilho em madeira, produtos de limpeza em geral, colas etc.

No futuro a variedade de produtos que utilizarão o óleo mineral poderá aumentar significativamente com o progresso da tecnologia e a crescente necessidade de novos produtos.

Como podemos ver, a origem do óleo mineral branco dá-se no petróleo bruto, passando por diversas transformações e sendo utilizado em diversos ramos da indústria.

Todos os comentários

Faça o seu comentário